GPS APN | Guia de Piqueniques Saudáveis | Centro

30 Julho 2016

Para que nada falhe, poderá utilizar o nosso "Guia de Refeições Saudáveis para o Verão", com algumas propostas práticas, úteis, e não menos agradáveis, para planear os seus piqueniques nestes locais, ao longo destes dias de calor e convívio.

Aproveite...com saúde!
Um conselho da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Sugestão Refeição Saudável


Salada de Polvo e Grão  Sanduíche de Frango e Abacaxi


Praia Costeira | Praia do Osso da Baleia

A Praia do Osso da Baleia está situada em plena Mata Nacional do Urso, na freguesia de Carriço, no Concelho de Pombal. A origem do seu nome remonta ao início do século XX, com o aparecimento de um esqueleto de Baleia que, segundo testemunhos, terá dado à costa naquele areal. Esta praia é um local perfeito para quem gosta de grandes caminhadas, pesca desportiva, bodyboard, surf, prática de voleibol de praia, bem como para quem aprecie a beleza natural de uma praia (dunas, flora e fauna). A Praia do Osso da Baleia recebeu o galardão "Praias Douradas", em 1998. Este galardão é atribuído a praias que apresentam valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infra-estruturas. Na Praia do Osso da Baleia foram efectuadas obras de requalificação ambiental, nomeadamente a implantação de apoios de praia e a construção de passadiços, em madeira, utilizados como acesso pedonal à praia, de forma a preservar as dunas e a vegetação existente. Desde 2004, a Praia do Osso da Baleia é contemplada com o galardão "Bandeira Azul", atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. A Praia do Osso da Baleia recebe o galardão "Praia Acessível", desde 2005, por cumprir os requisitos da legislação em vigor, relativos à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente: acesso pedonal e estacionamento ordenado, com lugares reservados para viaturas que transportam pessoas com mobilidade reduzida; acesso de nível ao areal e zona balnear; instalações sanitárias adaptadas e em local de fácil acesso; acesso ao serviço de primeiros socorros e ao bar, através de rampas; nadadores salvadores com formação específica e equipamentos anfíbios disponíveis para os utentes com mobilidade condicionada.

Localização: Mata Nacional do Urso; 3100 Carriço

Mais informações:


Praia Fluvial | Praia Fluvial de Loriga


Localizada num contexto ambiental de excelência, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.
Situada no curso da Ribeira de Loriga, que nasce no planalto superior da serra da Estrela, esta praia fluvial distingue-se por ser a única no país situada num vale glaciar e pelas suas águas puras e cristalinas, muito procuradas e apreciadas por banhistas e cuja qualidade tem sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta praia foi também umas das finalistas das "7 Maravilhas - Praias de Portugal", na categoria de Praias Fluviais.

Localização: EN 231 6270-080 Loriga


Parque | Reserva Natural das Berlengas


A Reserva Natural das Berlengas, considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011, compreende uma área muito vasta de reserva marinha, situada no arquipélago que lhe dá o nome, com uma extensão total aproximada de 9.560 hectares (área terrestre da Reserva - ca. 104 ha; área marítima - ca. 9.456 ha). Trata-se de um arquipélago oceânico composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em 3 grupos:
  • a Berlenga;
  • as Estelas;
  • os Farilhões-Forcadas.
O arquipélago fica situado na plataforma continental da fachada oeste da Península Ibérica, cerca de 6 milhas para ocidente do cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche. O acesso à ilha da Berlenga (a única onde são permitidas visitas) está condicionado pela sua capacidade de carga, estipulada em 350 visitantes/dia.

Mais informação: http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/rn/rnb/inf-geral