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Campanha Comer Bem é Mais Barato  


Aprenda a cozinhar de forma nutricionalmente equilibrada e a baixo custo, mas não se esqueça nunca de seguir os pressupostos da roda dos alimentos: uma alimentação completa, variada e equilibrada.

Faça download do livro de receitas da campanha "Comer Bem é Mais Barato".

Bom apetite!

Sopa de
tomate e ervilhas + Açorda de pescada + Maçã + Copo de água = 1€

Esta receita é uma excelente fonte de Cálcio. As principais funções no organismo são:

-Essencial para a constituição dos ossos e dentes;
-Auxilia os processos de coagulação do sangue e dos que permitem a atividade do sistema nervoso e contração dos músculos.

Outras importantes fontes de cálcio: lacticínios, hortícolas de folha verde escura, ovos, peixe, frutos secos (avelãs, nozes,...).

Poderá consultar o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=zdNeJ8psOl8

Sopa de couve portuguesa + Bife de porco grelhado com arroz de couve penca + Abacaxi + 1copo de água= 1€

Esta receita é uma excelente fonte de vitamina C. As principais funções no organismo são:

- Promoção da absorção de ferro
- Essencial no processo de cicatrização
- Aumento da resistência a certas doenças
- Poderoso antioxidante

Outras importantes fontes de vitamina C:
- Frutos, em especial (Kiwi, limão, laranja, morangos, papaia, manga, uvas, melão)
- Produtos hortícolas (Salsa, couve galega e portuguesa, grelos de couve, nabiças, agriões, aipo, alface, espinafres, tomate, pimentos verdes)
- Batata

Poderá consultar o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=17ZZZPJWPEg

Sopa de alho francês + Carne de vaca picada com macarrão cozido + Banana + 1copo de água = 1€

Esta receita é uma excelente fonte de zinco. As principais funções no organismo são:


-Importante na produção de insulina e formação do ADN
-Essencial ao sistema imunitário
-Papel importante no controlo da produção de testosterona

Outras importantes fontes de zinco: fígado, marisco em específico mexilhão e ostra, leguminosas como o feijão, grão de bico, lentilhas, carne, gema de ovo, levedura de cerveja, leite e derivados.

Poderá consultar o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=kLzbObHhmW0

Creme de Cenoura + Sardinha assada com batatas cozidas e brócolos + Pêra + Copo de água = 1€

Esta receita é uma excelente fonte de vitamina D. As principais funções no organismo são:

-Manutenção do equilíbrio do cálcio e fósforo no organismo, regulando a formação e reconstituição de ossos e dentes.

Outras fontes importantes de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, fígado, gema de ovo, peixes gordos como o salmão, arenque, atum e sardinha.

Esta receita é também uma fonte de iodo. As principais funções do iodo no organismo são:

-Manutenção do correto funcionamento da tiroide;
-Intervenção nos processos de crescimento e reprodução, na função nervosa e muscular, na síntese proteica no crescimento da pele e cabelo e na regulação da temperatura corporal;
-Formação de células do sangue e na utilização de oxigénio nas células.

Outras fontes importantes de iodo: pescado do mar e alguns hortícolas cujo teor vai depender do solo.

Poderá consultar o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=jhMs8-m3UcI

Sopa de brócolos + Frango estufado com ervilhas e arroz de couve + Clementina + Copo de água = 1€

Esta receita é uma excelente fonte de ferro. As principais funções no organismo são:

-Intervenção no transporte de oxigénio pois faz parte dos componentes do sangue;
-Ação no sistema imunitário, ao nível de enzimas e hormonas.

Outras fontes importantes de ferro: gema de ovo, vísceras como fígado e rins, carne e peixe, leguminosas como o feijão, grão de bico e lentilhas, frutos secos como as nozes, avelãs, hortícolas de folha verde escura.

Poderá consultar o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=iI64hZfMvHA&feature=related

Creme de grão de bico com couve-de-bruxelas + Omolete de alho-francês e cenoura com arroz de espinafres + Kiwi + Copo de água = 1€

Esta receita é uma excelente fonte de ácido fólico. As principais funções no organismo são:

- Intervenção na produção de ácidos nucleicos, no crescimento e reprodução;
- Prevenção de malformações no tubo neural dos fetos.

Outras fontes importantes de ácido fólico: hortícolas de folha verde escura, fígado, frutos secos como as nozes e avelãs, leguminosas como feijão e ervilhas, gema de ovo.

Poderá consultar o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=bED2AOi64Qg