2016 Ano Internacional das Leguminosas

2016 Ano Internacional das Leguminosas

A Associação Portuguesa de Nutrição (anteriormente denominada Associação Portuguesa dos Nutricionistas) preparou uma
campanha de promoção do consumo de leguminosas, denominada "1 Porção de Leguminosas por dia",
no âmbito das celebrações do Ano Internacional das Leguminosas, promovido pela FAO em 2016.

Leguminosas na Alimentação Diária

As leguminosas representam um grupo de alimentos que se pode dividir em duas categorias: os grãos (ex: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, fava e tremoço) e as oleaginosas (ex: soja e amendoim). Esta categorização influencia a composição nutricional, contudo, de uma forma geral caracterizam-se por fornecerem um conjunto interessante de nutrientes como proteínas e hidratos de carbono, para além de fibras, vitaminas (sobretudo B) e minerais (ex: ferro e cálcio). Pela sua composição em proteínas são muito usadas como substitutos de outras fontes proteicas como a carne, o pescado ou os ovos. Contudo, será importante ressalvar que as proteínas de origem vegetal não são de elevado valor biológico como as de origem animal, ou seja, não apresentam uma composição onde estejam todos os aminoácidos essenciais, pelo que devem ser complementadas com outros alimentos fornecedores de proteínas, como os cereais. Por exemplo, a tradicional conjugação do feijão com o arroz, ou seja, leguminosa e cereal, permite obter, no total, o conjunto de todos os aminoácidos essenciais.





As recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica apontam para um consumo diário de 1 a 2 porções de leguminosas, sendo que 1 porção representa:


•1 colher de sopa de leguminosas secas cruas (ex: grão de bico, feijão, lentilhas) (25g); ou

• 3 colheres de sopa de leguminosas frescas cruas (ex: ervilhas, favas) (80g); ou

• 3 colheres de sopa de leguminosas secas / frescas cozinhadas (80g)



Alguns estudos revelam que as leguminosas mais escolhidas pelos portugueses são o feijão e o grão-de-bico. Contudo, existem ao nosso dispor muitas outras leguminosas e que fazem parte da nossa gastronomia tradicional. Será importante manter essas heranças gastronómicas, pois ao mesmo tempo que as preservamos estaremos a consumir alimentos de elevada riqueza nutricional, que apresentam uma enorme versatilidade na cozinha, uma vez que se adaptam a diferentes confeções culinárias e a diversos acompanhamentos distintos. Não podemos também esquecer o facto de serem alimentos económicos comparativamente a outras fontes proteicas, como a carne ou o pescado, de fácil acesso e fáceis de utilizar nas refeições do dia-a-dia (na sopa, numa salada, num prato principal, etc), pelo que o seu consumo deve ser promovido.

É, contudo, fundamental consumir as leguminosas cozinhadas, pois, para além das confeções culinárias melhorarem as condições organoléticas destes alimentos, permitem também reduzir os fatores anti-nutricionais, ou seja, substâncias que podem interferir com a absorção de alguns nutrientes.


Materiais

Com vista à promoção do consumo de 1 porção de leguminosas por dia foram desenvolvidos diversos materiais que suportam esta iniciativa:

"Leguminosa a Leguminosa, encha o seu prato de saúde"
E-book
"1 mão cheia de razões para consumir leguminosas"
Marcador de livros
Cartazes "1 leguminosa + 1 Chefe + 1 Nutricionista + 1 receita = + saúde"
Salada de Lentilhas, Camarão e Algas
Chefe Kiko
Houmus de Grão, Abacate e Sementes de Sésamo Tostadas
Chefe Filipa Gomes
Pastéis de Chícharo e Bacalhau
Chefe Miguel Laffan
Picanha em Carpaccio com Feijão Preto e Manga
Chefe José Avillez
Jantarinho de Tremoços com Coelho
Chefe Hélio Loureiro
Peito de Frango recheado com Legumes, Feijoca e Chouriço de Coelho com Puré de Batata Doce
Chefe Jorge Sousa
Sopa de Ervilha e Alface
Chefe Chakall
Atividades didáticas

No âmbito da Campanha "Uma porção de leguminosas por dia" a APN desenvolveu algumas atividades direcionadas para crianças de forma a sensibilizar para a importância do consumo de leguminosas nesta fase do ciclo de vida:

Jogo do Galo
Jogo da Glória
Jogo Roda da Sorte
Campanha "Uma porção de leguminosas por dia" | Balanço (1ª fase - 2016)

Somados 5 meses de campanha "Uma porção de leguminosas por dia", damos a conhecer o balanço da primeira fase, de Maio a Setembro de 2016.


Para solicitar o marcador "1 mão cheia de razões para consumir leguminosas", enviar e-mail para: geral@apn.org.pt