Home
Food & Nutrition Awards 2013  

Categoria Prémio Especial Comunicação Público 

Vencedor

"Porque é que comemos assim?", do jornalista Luís Silvestre
"Para perceber os segredos do apetite, o cérebro é tão importante como o estômago. As cores e os sons são tão importantes como os sabores. E a genética é tão importante como os gostos."
Este foi o mote para o trabalho de investigação do jornalista Luís Silvestre, publicado na Revista Sábado de 25 de Agosto de 2011.

Categoria Investigação & Desenvolvimento

1ª Menção Honrosa

"Alimentação da dourada de aquacultura com macroalgas: uma estratégia natural para prevenir a deficiência de iodo na população Europeia" , um projeto do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, em parceria com a SPAROS, Lda. e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera
A utilização de macroalgas como fonte de nutrientes promotores de bem-estar pode ser entendida como um novo veículo de incorporação natural de compostos funcionais em peixe de aquacultura e criar uma abertura do consumidor ao conceito de peixe como alimento funcional.
É também importante salientar, que apesar de este estudo utilizar como espécie alvo a dourada, a mais relevante para a aquacultura Mediterrânica, poderá ser facilmente transposto para outras espécies de peixes usualmente cultivadas em Portugal como o robalo ou o linguado.

2ª Menção Honrosa

"Produção de alimentos gelificados isentos de glúten a partir de subprodutos da indústria alimentar " da Universidade de Santiago de Compostela, do Instituto Superior de Agronomia e do Centro de Investigação em Engenharia Alimentar e Biotecnologia - ISEIT Almada
Este projeto parte dos subprodutos da indústria da castanha e da trinca de arroz para obter farinhas de elevada riqueza nutricional e com um excelente potencial tecnológico, que podem ser utilizadas para a obtenção de produtos de valor acrescentado.
Salienta-se o facto de estas farinhas serem isentas de glúten, e por isso poderem ainda ser exploradas pelo mercado especialmente direcionado para doentes celíacos.

3ª Menção Honrosa

Projeto "BioNutriCoat - revestimento comestível com valor nutricional" da Universidade do Minho
Através desta tecnologia é possível modificar as propriedades dos produtos alimentares, permitindo um aumento do tempo de armazenamento e/ou a incorporação de compostos funcionais com um valor nutricional para o consumidor.
Esta tecnologia começou a ser desenvolvida em 2007, neste momento, esta tecnologia encontra-se em fase de scale-up e validação industrial. A próxima etapa passa pela comercialização do produto desenvolvido e pelo contato com as indústrias.

Vencedor

FRULACT - Industria Agro-Alimentar, S. A., com o projeto "FruShape - Fruta em formas (desenvolvimento de uma matriz amiloproteica formatável contendo fruta, vegetais, chocolate ou cacau)"
O projecto FruShape permitiu alargar o portfólio de oferta de produtos Inovadores da Frulact, através da introdução de novos conceitos.
A composição dos produtos FruShape desenvolvidos a partir deste projecto engloba uma fonte amiloproteica que pode ser sêmola de trigo duro, glúten, farinha de arroz, farinha de milho e também uma fonte de fruta, vegetais, cacau, chocolate variando de acordo com o objectivo do produto final e podendo conter até 98% do ingrediente em peso.
O FruShape é um produto com elevado valor nutricional apresentado de forma lúdica e divertida para os segmentos populacionais mais jovens e apresentado como produto de fácil acessibilidade e consumo para os segmentos mais séniores.

Voltar ao Topo


Categoria Iniciativa de Mobilização

Nomeados

1ª Menção Honrosa

"Feel green, choose veg", Eurest e Universidade do Algarve
Trata-se de disponibilizar e promover pratos vegetarianos em unidades de restauração, tendo como objetivo final mobilizar os consumidores a optarem por uma opção saudável e sustentável.
Atualmente o Feel green, Choose Veg encontra-se implementado no segmento Business & Industry das unidades de restauração Eurest, brangendo diariamente cerca de 30.000 consumidores.

2ª Menção Honrosa

"Low salt. Da normalização à redução" um projeto promovido pela Eurest Portugal e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Um estudo piloto numa unidade de restauração que serve diariamente cerca de 1600 refeições, desenvolveu as metodologias de monitorização da adição de sal (na confeção e adicionado pelos Consumidores) e definiu o método de normalização de adição de sal.
Atualmente o Low salt está reproduzido e testado em outras 2 unidades de restauração, e a próxima fase será a implementação transversal do Low salt no universo das unidades de restauração Eurest.

3ª Menção Honrosa

"Semana Educativa para Jovens Açorianos - Ser Saudável na Desportiva!." da Unidade de Saúde de S. Miguel, nos Açores
Esta iniciativa foi concebida em 2010, por três Nutricionistas da ilha de São Miguel, e tem como principais objetivos avaliar o efeito de um ambiente promotor de um estilo de vida saudável nos parâmetros antropométricos de crianças com excesso de peso e/ou obesidade e o impacto deste tipo de iniciativa a longo prazo.
A intervenção tem como base um acompanhamento 24h por dia, num período de tempo de uma semana, de utentes das consultas de obesidade infantil dos Centros de Saúde e Hospital da Ilha de São Miguel, entre os 8 e os 14 anos, particularmente quando se verifica uma menor adesão à terapêutica nutricional e hábitos de atividade física.

Vencedor

"Alimentação Inteligente - coma melhor, poupe mais" da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Edenred e Direção Geral da Saúde.
Este manual apresenta o percurso do alimento em nossas casas, desde o momento em que planeamos a compra, até à confeção e conservação. Como comprar, escolhendo as opções mais económicas sem perder a qualidade nutricional das nossas escolhas alimentares e como confecionar os alimentos minimizando o custo das refeições sem perder o valor nutricional e o sabor, assim como conservar adequadamente os alimentos de modo a evitar o desperdício alimentar são questões que são respondidas ao longo do manual.

Voltar ao Topo


Categoria Serviço Inovação

Nomeados

1º Menção Honrosa

"Bebé Gourmet - Alimentação Saudável para Bebés e Crianças" da Bebé Gourmet Lda
A Bebé Gourmet pretende colmatar a ausência de opções de alimentação saudável e variada pronta-a-consumir para bebés e crianças, promovendo hábitos alimentares corretos a partir dos 5 meses de vida e assim derrubando as maiores barreiras dos pais à alimentação saudável: o tempo escasso e a imaginação gastronómica esgotada.
Tem como principais preocupações: escolher os alimentos biológicos mais frescos, dar prioridade aos produtos nacionais, selecionar métodos de confeção saudáveis inspirados em receitas caseiras e gourmets, assegurar o equilíbrio nutricional em cada fase do bebé e promover uma adequada introdução alimentar.

2ª Menção Honrosa

"experience.NATURE" da Desafio das Letras, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Lisbon Marriott Hotel
Através de workshops de inovação gastronómica, orientados pelo chef António Alexandre e pelo paisagista Henrique Pereira dos Santos, e de um programa de animação turística, procura-se fomentar uma alimentação saudável e equilibrada, disseminando os conhecimentos e receituário resultantes dos workshops e contribuindo simultaneamente para a promoção do pedestrianismo, enquanto elemento essencial à saúde e bem-estar e a estilos de vida saudáveis.

Vencedor

"MyFarm.com - A sua horta, os seus produtos, o nosso engenho"
A MyFarm disponibiliza 49 m2 e cerca de 70 culturas de primavera /verão e outono / inverno, para quem queira ser e-agricultor, produzindo e consumindo, com toda a confiança os produtos da sua horta. Apesar de ter um conjunto de serviços à sua disposição, o cliente pode executar algumas das operações culturais ou prescindir do processo de entrega, deslocando à sua horta.

Voltar ao Topo


Categoria Produto Inovação

Nomeados

1º Menção Honrosa

"Croca Maçã", "Frutinhas", "Lingotes de Pêra Rocha", da Azevagro - Produção e Comercialização de produtos agrícolas e NSprojects
A gama Frutaformas distingue-se pela inovação e criatividade e o júri decidiu atribuir uma única distinção aos três produtos desta gama: O Frutinhas, pedaços de fruta em formas, naturais, desidratadas e ricas em fibra, que permite o consumo de fruta pelas crianças, de forma divertida, saudável e 100% natural; O Croca Maçã e os Lingotes de Pêra Rocha, criados com o objetivo de obter frutas desidratadas de excelência em sabor, com a grande riqueza nutritiva e com a melhor apresentação possível e assim disponibilizar aos consumidores uma opção de snacks saudáveis e substitutos de outros menos saudáveis com demasiadas calorias, gorduras, sal e baixos teores de minerais necessários à nutrição, surgem os outros produtos.

2ª Menção Honrosa

"Gama Natura - Fiambre da Perna Extra Natura; Fiambre da Pá Natura; Peito de Peru Natura "Primor Charcutaria -Prima
O Grupo Primor, lançou em 2013 uma nova gama no segmento de fiambres. Do ponto de vista nutricional, a Gama Natura assenta em 5 pilares essenciais: redução de 50% de sal; ausência de lactose; ausência de compostos com glúten; baixo teor em gordura; incorporação de substâncias e/ou aromas naturais.
Este produto nasceu decorrente de um estudo de consumidor, realizado pela Primor, que demonstrou a crescente preocupação pela saúde e, nesse sentido, a escolha de charcutaria com menor teor de gordura e sal.

3ª Menção Honrosa

"SONATURAL - GREEN JUICES "da GL - IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Os Green Juices são o primeiro smoothie que combina fruta e vegetais frescos sem adição de água, corantes, concentrados ou açúcares, conservando todas as vitaminas e nutrientes sendo constituido apenas pelo polme de frutos e dos vegetais.
Não é pasteurizado e o seu processo de conservação é a hiperpressão - processo a frio - que elimina todos os microorganismos através da pressão exercida. Este processo permite que o produto tenha 45 dias de validade mantendo todo o sabor de uma fruta acabada de espremer e de vegetais acabados de colher.

Vencedor

"Fruut" , da Frueat
Trata-se de fatias naturais de maçã desidratada produzidas na Quinta de Vilar, em Viseu. Um produto 100% natural, constıtuído apenas por maçã, sem adıção de açúcar, gordura ou conservantes, e 100% Nacional, tendo aderido ao movimento Portugal Sou Eu.
O processo de secagem do produto foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e com a Escola Superior Agrária de Viseu.

Voltar ao Topo