Tertúlias Comunicar gastronomia e nutrição

15 Maro 2013

Entrada livre.
Participe!

Esta acção visa evidenciar, junto dos cidadãos, consumidores e leitores, os livros editados por nutricionistas portugueses, com base na sua credibilidade científica e apropriação à nossa realidade alimentar e nutricional.

Pretende-se igualmente incentivar a edição de futuras obras por nutricionistas, incrementando a sua aceitação pelo público.

Em cada sessão convidámos um autor distinto, tendo-se por objectivo falar do livro lançado por esse nutricionista e dos assuntos aí abordados, que se encontram à venda nas lojas FNAC.


PROGRAMAÇÃO

05.04.2013 - 21h30
Fórum da FNAC do AlgarveShopping

(Lugar da Tavagueira, Loja A 006/105, Guia, 8200-417 Albufeira)

Comunicar gastronomia e nutrição... com Helena Cid

Todos para a Mesa - Alimentação Saudável para Pais e Filhos

Moderadora: Maria Palma Mateus | Nutricionista, Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Autora: Helena Cid | Nutricionista

Todos para a Mesa - Alimentação Saudável para Pais e Filhos

Helena Cid

Editora: Bertrand

2010

A melhor maneira de mudarmos os nossos hábitos enraizados é através das crianças. Foi a partir desta ideia - que pôs, por exemplo, as famílias portuguesas a reciclar -, que Helena Cid escreveu este livro que vai revolucionar as nossas ementas, a nossa saúde e a maneira como olhamos para os alimentos e para as refeições. Com 100 receitas - que incluem sopas, peixes, carnes, "snacks" e sobremesas - que podem ser ingeridas a partir dos 2 anos de idade, Helena sugere pratos coloridos, deliciosos e saudáveis (e rápidos!) para toda a família. Todas as receitas são fotografadas pela fotógrafa Diana Ferreira, especializada em fotografia de culinária. Ao longo destas 200 páginas, dá-nos também imensa informação e curiosidades acerca dos nutrientes, bem como dicas e sugestões para uma vida e uma alimentação mais saudável.

06.04.2013 - 17h00
Fórum da FNAC do Shopping Braga Parque
(Quinta dos Congregados - S.Vitor, 4710-427 Braga)

Comunicar gastronomia e nutrição... com Vitor Hugo Teixeira e Pedro Carvalho

50 Super Alimentos Portugueses

Moderadora: Célia Craveiro | Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Autores: Vítor Hugo Teixeira e Pedro Carvalho | Nutricionistas

50 Super Alimentos Portugueses

Pedro Carvalho, Vitor Hugo Teixeira

Editora: Matéria Prima

2012

Escolha os alimentos certos, na época certa, ganhando saúde e apoiando a nossa economia! Sabia que o pimento tem mais vitamina C do que a laranja?

Já alguma vez ouviu falar dos benefícios cardiovasculares do diospiro e da canela? Conhece o alto potencial antioxidante da couve-galega e da romã?

Estas são apenas algumas das revelações apresentadas em 50 Super Alimentos Portugueses. Os autores escolhem 50 alimentos produzidos em Portugal, desmistificam o consumo de alguns deles, dão-nos uma série de informação valiosa sobre a melhor forma de ingerir cada um deles e o potencial que cada um tem na nossa saúde.
Da amêijoa ao alecrim, passando pela abóbora ou tremoço, são muitos os alimentos pouco óbvios, que nos fazem bem à saúde e cujo consumo ajuda à economia local e nacional.

Para além dos 50 alimentos produzidos em Portugal, os autores escolheram ainda outros cinco (o bacalhau, a canela, o gengibre, a manga e a soja) que não produzimos mas que gostaríamos de o fazer e, para terminar, dão-nos cinco pequenos prazeres: cinco alimentos que, se consumidos em pequenas quantidades, fazem bem ao corpo e à alma. Todos os alimentos são acompanhados de um BI nutricional e de uma receita.


12.04.2013 - 21h30
Fórum da FNAC do Centro Comercial Alegro Alfragide
(Av. dos Cavaleiros, 2790-045 Alfragide)

Comunicar gastronomia e nutrição... com Maria Paes Vasconcelos e Filipa Vacondeus

Viver mais e melhor

Moderador: Gonçalo Moreira Guerra | Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Autoras: Maria Paes Vasconcelos| Nutricionista
Filipa Vacondeus|Chefe de Cozinha

Viver mais e melhor

Filipa Vacondeus, Maria Paes de Vasconcelos

Editora: Matéria-Prima

2012

Comer bem é saber escolher, sem abdicar do sabor e do prazer de comer. Esquecer o prazer de comer? Nem pensar! Escolha apenas viver melhor.

Todos os dias tomamos decisões em relação à nossa alimentação e à da nossa família. Muitas vezes, como adultos responsáveis pela alimentação de outros, determinamos o que os nossos cônjuges, filhos e netos comem, ou seja, contribuímos decisivamente para a forma como vivem e crescem.

Em Viver Mais e Melhor, o talento gastronómico e os conhecimentos nutricionais aparecem de mãos dadas, provando claramente que é possível ter uma alimentação cuidada e manter o prazer de comer. São também aqui apresentadas receitas particularmente adequadas às pessoas com doenças muito comuns: a diabetes, a hipertensão, o colesterol, a gota e os problemas gastrointestinais. Entre numa vida mais saborosa e saudável, repleta de receitas simples e acessíveis.

13.04.2013 - 21h30
Fórum da FNAC do Norte Shopping

(Rua Sara Afonso, 105/117, Loja nº 206, 4460-841 Senhora da Hora, Porto)

Comunicar gastronomia e nutrição... com Paula Veloso e Teresa Maia

Dietas sem Dieta; Dieta Sem Castigo: o melhor para o seu filho; Peso - uma Questão de Peso

Moderadora: Helena Ávila M. | Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Autoras: Paula Veloso e Teresa Maia | Nutricionistas

Dietas sem Dieta

Paula Veloso

Editora: Porto Editora

2004

Se fosse fácil emagrecer, provavelmente ninguém seria gordo. Porque comer é, sem dúvida, um enorme prazer...

Este manual ensina-lhe os passos básicos para emagrecer saudavelmente, fornecendo-lhe receitas e dicas que lhe permitem perder peso com satisfação.

Inclui 31 menus, de fácil e rápida execução, para desfrutar com toda a família.

Dieta Sem Castigo "o melhor para o seu filho"

Paula Veloso

Editora: Porto Editora

2006

A obesidade infantil é, hoje, uma realidade com crescimento quase epidémico e faz-se acompanhar de muitas doenças até aqui quase exclusivas dos adultos (diabetes tipo 2, níveis elevados de colesterol, triglicerídeos ou ácido úrico no sangue e hipertensão arterial).

O Estado, a Escola e os próprios pais demitiram-se da função de educar os seus jovens em termos alimentares. Mas a educação alimentar deve fazer parte da sua formação. Que adianta ser bom profissional e ter muito sucesso se não tiver saúde?

Neste livro poderá descobrir porque é que as crianças estão a engordar assustadoramente e como é que os pais e outros familiares, através de boas práticas culinárias e outras, podem ajudar a melhorar esta situação. Encontrará sugestões e dicas que permitirão realizar uma infinidade de pequenops-almoços, snacks ou sanduíches diferentes e 30 menus com sopa e prato para comer de faca e garfo.

Receitas rápidas que se fazem em minutos para se ter mais tempo para saborear.
Para todos, filhos, pais e avós!

Peso - uma Questão de Peso

Paula Veloso, Teresa Maia

Editora: Porto Editora

2012

Quando se perde peso, é para ganhar saúde, nunca para a perder.

Não se resigne nem arranje desculpas: com a ajuda certa, emagrecer pode ser bem mais fácil do que imagina.

Neste livro vai encontrar planos alimentares, tabelas de calorias para os alimentos mais comuns, truques para aumentar a saciedade e diminuir o consumo alimentar e ainda dicas para escolher a roupa que mais favorece a sua silhueta. Grandes ideias para mudar pequenos hábitos e toda a motivação de que precisa para acabar com aqueles quilos a mais. Porque o mais importante de tudo é a sua saúde, o seu bem-estar.

Data a definir - 21h30

Fórum da FNAC a definir

Comunicar gastronomia e nutrição... com João Breda

1, 2, 3, Uma Colher de Cada Vez

Moderador: Gonçalo Moreira Guerra | Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Autor: João Breda| Nutricionista

1, 2, 3, Uma Colher de Cada Vez

João Breda, Maria Antónia Peças

Editora: Difel

2004

Um guia de orientações nutricionais com mais de 150 receitas para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade.

Todos os pais desejam o melhor para os seus filhos, o que inclui certamente aquilo que comem. Mas também é verdade que cada vez se torna mais difícil conciliar no dia-a-dia as exigências profissionais dos adultos com as necessidades das crianças. A falta de tempo é um factor determinante na qualidade da alimentação, pelo que todas as ajudas na preparação das refeições devem ser vistas com bons olhos.

Por pensarmos poder contribuir para uma alimentação infantil mais correcta e diversificada, juntámos esforços e aqui deixamos um guia de orientações nutricionais com mais de 150 receitas para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, dividido pelas etapas que consideramos mais relevantes em função das possibilidades de introdução dos alimentos.

Com um pouco de organização, alguma criatividade e a ajuda deste guia, qualquer mãe ou pai conseguirá facilmente preparar, cozinhar e mesmo congelar um mês inteiro de refeições - em apenas uma ou duas horas - e ficar com tempo livre para gozar os seus filhos em vez de o gastar na cozinha.