Escola Missão Continente - Projeto de Literacia Alimentar

Escola Missão Continente - Projeto de Literacia Alimentar

A Missão Continente, através da Escola Missão Continente, e a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) juntaram-se para levar a cabo uma importante iniciativa dedicada à literacia alimentar.
Esta ação é uma oportunidade única para capacitar indivíduos de famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica, promovendo escolhas alimentares mais conscientes, informadas e saudáveis, adaptadas ao orçamento familiar disponível.
Desenhado para apoiar na capacitação de famílias que contam com o apoio das instituições que fazem parte do programa de excedentes da Missão Continente, este projeto irá contar com um pacote de 4 sessões de formação, que decorrerá em cada uma das seguintes regiões: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.
O projeto piloto será desenvolvido no âmbito do programa Escola Missão Continente e tem como objetivo promover hábitos alimentares que contribuam para a saúde e bem-estar de famílias vulneráveis, sendo essencial o envolvimento das instituições.
As inscrições estarão abertas exclusivamente para as instituições do programa de excedentes da Missão Continente, a partir de 29 de agosto e prolongam-se até 20 de setembro, sendo que a ação decorrerá em apenas 5 instituições (uma por região).

INSCRIÇÕES
O que é a Escola Missão Continente – Projeto de Literacia Alimentar?
É uma iniciativa da Missão Continente e da APN que tem por objetivo capacitar indivíduos de famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica para a realização de escolhas alimentares conscientes, informadas, saudáveis e, consequentemente, promotoras de saúde, em função do orçamento familiar disponível.

Quais os objetivos?
O projeto tem como principais objetivos:
  • Desenvolver um projeto de promoção de Literacia Alimentar com cinco entidades que apoiem famílias vulneráveis, uma por cada região (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve);
  • Promover uma cultura de hábitos saudáveis e positivos;
  • Partilhar conteúdos e informação sobre alimentação saudável e consumo consciente.
 
A quem se destina o projeto?
Destina-se a indivíduos de famílias vulneráveis apoiadas pelas instituições que fazem parte do programa de excedentes da Missão Continente. As sessões poderão ser também acompanhadas pelos profissionais e voluntários que as instituições considerem essenciais. A lotação das sessões é de 25 pessoas. 
 
Quem pode submeter a candidatura ao projeto?
Só as instituições envolvidas no programa de excedentes da Missão Continente podem submeter candidatura a esta iniciativa.
Serão elegíveis instituições que atuem em Portugal Continental e que assegurem, pelo menos, uma das seguintes respostas sociais:
  • Serviço de atendimento e acompanhamento social
  • Ajuda alimentar a famílias carenciadas
  • Centro Comunitário
  • Centro de alojamento temporário
  • Refeitório/Cantina social
 
Onde e em que formato decorrerá o projeto?
O projeto decorrerá nas instalações da instituição selecionada ou em local definido pela mesma, de forma a garantir a familiaridade dos indivíduos com o espaço. Contará com quatro sessões de trabalho, com duração aproximada de 2 horas cada, sendo que, pelo menos, uma das sessões irá desenrolar-se na loja Continente mais próxima da instituição. 
Mapa de sessões de formação:
  • Planeamento e Gestão (módulo 1)
  • Seleção – com visita à loja (módulo 2)
  • Preparação – com workshop (módulo 3)
  • Consumo (módulo 4)
O agendamento das sessões junto das instituições selecionadas será feito posteriormente, de forma a adaptar o projeto às necessidades locais.
 
 
REGULAMENTO DE CANDIDATURA
Antes de se candidatar, recomendamos a leitura do regulamento.

 
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA
Clique aqui para aceder ao formulário de candidatura

Formulário de Candidatura
 
 
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e aguardamos com expectativa a vossa candidatura.